Apenas um sapo

Apenas um sapo

Diga-me uma coisa, menina: por que você se esforça tanto para ser triste? Às vezes, penso que talvez só tenha levado os contos de fada a sério demais. Deve ser isso. Acreditou tanto nessas histórias que ainda continua aí, esperando o sapo virar príncipe. Por isso, você beija, abraça, faz promessa… Mas ele não se transforma. Você se dedica, se desgasta e até tenta se convencer de que a mudança esta para acontecer.  Acredita tão cegamente que por vezes assume a culpa, chegando ao absurdo de pensar que o sapo é de fato encantado e você é que não é capaz de desfazer o feitiço. Aquela velha mania de se culpar pelos erros dos outros. Ao que me parece, você esqueceu sua autoestima lá no brejo onde o encontrou. Sabe de uma coisa? Talvez ele seja apenas um sapo mesmo. Verde, asqueroso e entediante como quase todos os outros. Não espere grandes feitos de um sapo. Ele pula, coaxa e come insetos e seria ignorância sua esperar algo além disso. Responda com sinceridade: você prefere exibir um sapo e fingir que está feliz a assumir que se enganou e devolvê-lo à lagoa? Veja bem, você não tem culpa de ter se interessado por um sapo, toda mulher passa por isso em algum momento da vida. Conheço algumas que até se casam com eles e só descobrem depois.  Acontece muito. Eles são mesmo bastante sedutores quando querem. Encantar-se por um sapo não é exclusividade sua. Agora, ficar aí se iludindo com essa mudança que nunca virá, me parece aquela vocação sua para o sofrimento e isso precisa acabar. Entenda de uma vez: ele não vai se transformar! Na realidade isso de sapo virar príncipe é a coisa mais rara de acontecer, o mais comum é que ocorra justamente o contrário: príncipes que se tornam sapos. Quase sempre nessa ordem. Então, agora vamos lá! Olhe pra ele! O que enxerga? Está vendo alguma capa? Algum cavalo? Algum castelo? Consegue perceber alguma mudança desde a primeira vez que ele prometeu que iria mudar? Todo o seu esforço tem valido de quê? Encare os fatos: ele é apenas um sapo. E talvez nem mesmo o príncipe seja a melhor opção para você. Esse seu estereótipo de par romântico precisa de uma repaginada. Amplie o horizonte, mude a página do livro, olhe além da lagoa. Nessa história os personagens vão muito além do sapo e do príncipe. Aliás, ouvi dizer que o Lobo Mau é bom de cama e sempre foi muito a fim de você.


24 de agosto de 2014

35 respostas para “Apenas um sapo”

  1. Textos ótimos! Vou usar trechos para colocar nas provas de Filosofia de meus alunos! Visite o blog: http://www.tiadefilosofia.com.br

    Abraços!

  2. Um amor, um café e um lobo mau, quentes, por favor.

  3. Ju disse:

    Onde você esteve?

    Genial…

  4. Aninha disse:

    Me dei conta que ando esperando um sapo virar principe! HAHAHA! Textos ótimos, parabéns! 🙂

  5. Rute disse:

    Sempre achei o Lobo Mau bem mais interessante (e verdadeiro) que os sapos e os principes entediantes e certinhos.
    Não adianta esperar mudanças. Aliás, ou se gosta como é, ou estamos a apaixonar-nos pelo que achamos que a pessoa vai ser – péssima ideia.
    Parabéns pelos textos, tenho gostado muito de ler.

  6. Alicy Santiago disse:

    Porque nao achei esse blog antes *000000*

  7. Alicy Santiago disse:

    pq nao achei antes *00000*

  8. Juliana disse:

    Show de bola todos os textos pura verdade. Adorei

  9. é como dizem: “O problema é que as mulheres pensam que os homens vão mudar e os homens pensam que as mulheres não mudarão”.
    E concordo plenamente com cada palavra sua (para variar), principalmente a parte do lobo mau, até porque, eles são sinceros desde o início! hehe! ótimo texto 🙂

  10. Camila disse:

    Gosto muito desse tipo de discussão e passaria uns 30 minutos conversando sobre tudo que discordo nesse texto, mas acho que o que vale dizer é que a ultima frase é o que vale. Muito boa. Parabéns.

  11. Monique Vieira disse:

    Apaixonada pelos seus textos. Uma pena não ter achado o seu site antes. Muitas vezes me pego lendo os seus textos mais de uma vez por dia.

  12. Paula disse:

    Sabe, não estou em dias fáceis, já recebi tantos conselhos… Bastou eu ficar alguns minutos aqui e simplesmente ler esse texto para que tudo que eu pensasse caísse por terra. Mesmo inconscientemente, não sabe o quanto tal texto me ajudou; lágrimas secaram e um novo sorriso surgiu. Talvez nem chegue a ler este comentário, mas de verdade, obrigada por me ajudar a fechar o livro de contos de fadas e abrir o livro da vida real.

  13. Poliana Lopes disse:

    Parabéns, seus textos são MARA *—————*

  14. Danielli Zimer disse:

    Boa…ahahahahahaha!!!!!

  15. Amanda Carvalho disse:

    Surpreendente!

  16. Edlena Barros disse:

    A cada novo texto seu que leio é uma surpresa agradável. Obrigada por esses momentos. Já estou compartilhando o seu blog. Parabéns pela sensibilidade e pelo jeito simples e fácil de dizer em palavras o que ns vai na alma.

  17. Isabel disse:

    simplesmente amando seus textos!!!

  18. Samantha disse:

    Esse texto me fez chorar e sorrir ao mesmo tempo RS
    Muito bom!!!

  19. Lilly disse:

    Haha adoreeeei a nova versão do conto.
    Cara, vale muito a pena entrar nesse blog, ler e reler todos os dias. Obg, por todos os conselhos e por retratar a vida de uma maneira divertida, mas tbm com uma dose de realidade pura!

  20. Luanda disse:

    Como assim??? Quem falou da minha vida pra vc??? Fantástico!!!!!

  21. betty disse:

    Adorei os texto:-B

  22. Nayumi disse:

    Uauuu….que desfecho!!! Nada de sapo, que venha o lobo mau.

  23. Rose disse:

    Esse texto foi top!! Vc escreveu para mim …rsrs

  24. Fernanda disse:

    Seus textos são lindos e muito bem redigidos, super adorei cada palavra bem calculada dos seus textos 😉

  25. Andréa Paloma disse:

    Olha, estou boquiaberta com maravilhosidade desse texto. Posso até dizer que sou eu na vida! rs
    Parabéns!
    Muito sucesso!
    E eu estarei aqui acompanhado todos os que serão publicados…

  26. Andréa Paloma disse:

    Olha, estou boquiaberta com a maravilhosidade desse texto! Posso até dizer que sou eu na vida! rs
    Parabéns!
    Muito sucesso!
    E eu estarei aqui acompanhado todos os que forem publicados…

  27. Kelly Pimentel disse:

    Ei, Rafa, tu realmente existe? Hahahhah Cara, tu é perfeito! Eu simplesmente precisava ler isso! Eu sou apaixonada pelos seus textos, eles me tocam profundamente! Deus te abençoe, querido!

  28. pamela disse:

    isso e legal n e chato Marcelo eu adoro ler

    <3

  29. Raquel Laíle disse:

    Um amigo me apresentou seus textos no insta, nao podia vir em melhor hora, quando li o primeiro ja me encantei, e agora acompanho todos..
    Adorei, quero muito comprar os livros
    Bjs

  30. Ana disse:

    Nossa, me dei conta que tenho um sapo em casa, o problema é que não consigo achar nenhuma lagoa para mandá-lo embora… 🙁

  31. Costumo ler textos em blogs, recita-los e mandar para pessoas a quem me identifico ou que precisam ouvir tais palavras. Confesso que já peguei vários textos seus.

    P.s. Não se preocupe, sempre digo a autoria, até porque escrevo também.

    Amei os seus textos 🙂

  32. eu na escola eu gosto de fazer texto com minha a amigas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.